APRESENTAÇÃO E
JUSTIFICATIVA
Atualmente os
principais lugares para apreciarmos um filme são as salas de cinemas,
localizadas em shoppings, em um espaço planejado, bem confortável que geralmente tem um custo que nem sempre é acessível
a todos e de certa forma existe uma barreira para as crianças no processo de fazer
filme e é por isso que o projeto PROJETANDO ARTE pretende aproximar as crianças do processo de criação
e formação de curtas, relacionados com seu cotidiano na escola, em casa na rua
em seus momentos de recreação. Aproveitaremos as aulas de arte para explorar
esse universo da arte no cinema, os protagonistas serão as próprias crianças e o
expectadores todos aqueles que admiram o processo de criação infantil.
PUBLICO ALVO
Crianças de 8 a 9 anos
DURAÇÃO
1 semestre.
COTEÚDOS
- Jogo simbólico;
- Interpretação de personagens;
- Historia do cinema;
OBJETIVO GERAI
- Apresentar o cinema como
uma linguagem artística que tem características próprias , aparatos tecnológicos,
expressão, gênero, estilo e tradição.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Compreender como se faz
um filme
- Compreender o que é um
curta metragem
- Construir um curta
metragem
ETAPAS
1. Apresentar as crianças curta do Chalin Chaprlin,
Gordo e o Magro, em suas varias versões preto e branco, coloridos, falado mudo,
falar para as crianças que nem sempre os filmes foram grandes e tiveram cor e
som. Duração de 45 m.
2. Mostrar que ainda hoje
se tem filmes curto, mas que eles são coloridos e tem som. Leva- lós a sala de vídeo
e apresentar um vídeo no yotube para que compreendam o que é um curta. Explicar
o que é um curta e a diferença dele para um longa metragem.
3. Realizar sessão de
curtas na sala de vídeo e convidar os pais, mostrar que mesmo coloridos alguns
filmes ainda são mudos como é o caso de Mister Bem, Pocoyo e Pingo.
4. Fazer a sessão pipoca
apresentando o clássico Et.
5.Roda de conversa sobre o
filme Et, saber quais as principais características do filme, se é mudo, falado,
colorido.
6.Brincadeiras simbólicas com
a interpretação dos personagens do clássico Et, pintar a cara e brincar no
recreio.
7.Confeccionar uma câmera com
as crianças para simular uma gravação de um filme.
8. Confeccionar um canto
na sala, representando um Sat de filmagem, com craket, cadeira do diretor, cenário,
roupas, camarim.
9.Visitar o cinema do SESC
e assistir os vários curtas animados.
10. Assistir kiriku.
10. Assistir kiriku.
11. Assistir as aventuras de Azur e Asmar.
12. Roda de conversa sobre
todas as experiências já apresentadas,colher os relatos individuais. Propor a confecção
de uma televisão de caixa, e cada um apresentar o relato em forma de desenhos
usando a televisão.
13. Sistematizar como vai
ser nosso curta, que tema vamos trabalhar, onde trabalharemos, qual vai ser o cenário.
Para aquecermos com auxilio de um celular vamos reforçar alguns combinados da
rotina da escola, em forma de curta.
14. Apresentação do curta
feito na aula anterior, para todos no canto do DVD. Para facilitar às montagens
dos curtas a turma ira se dividir em seis grupos, cada grupo recebera uma câmera
digital e recebera as instruções de uso.
15. Com a orientação da
professora as gravações serão realizadas, podendo o tema transcorrer livre.
16. Apresentação dos
primeiros três grupos, levar o data show para sala colocar tapetes almofadas
todo o conforto para apreciação dos trabalhos.
17. Apresentação dos três últimos
grupos, também com data show e tapetes e almofadas para apreciação dos
trabalhos.
18. Exposição de todos os
trabalhos, realizados no semestre e apresentação de todos os curtas para pais, professores,
alunos, colaboradores e comunidade.
AVALIAÇÃO
Avaliação continua da
participação e entusiasmo dos alunos, nas apresentações dos filmes cada aluno
recebera uma ficha avaliativa para colocar se o filme foi ruim, regular, bom, ótimo
ou excelente, por meio de carinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário