DANÇANDO
COM ARTE
Apresentação e justificativa
Explorar o
caráter expressivo do movimento é uma das premissas do ensino de dança,
Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o
desenvolvimento físico. Este projeto Dançando
com arte visa introduzir a dança na escola para alunos do ensino
fundamental para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita,
aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez. Mais do que colocar a turma para se mexer, é
preciso refletir sobre os diferentes tipos de dança, apresentar novos gêneros e
permitir que os alunos criem passos próprios.
Objetivo
geral
Explorar
a dança e seus aspectos culturais, no Brasil e em seu contexto social.
Objetivos
específicos
·
Explorar dentro da sala de aula a diversidade
de conhecimentos e habilidades de cada um em se expressar por meio da dança
·
Conhecer as principais formas de expressão
corporal por meio da dança de cada região do Brasil.
·
Estabelecer a relação entre arte e dança na
educação.
Descrição
e tempo de cada atividade
1º BIMESTRE
2ª
ETAPA- Fazer uma roda de conversa para expor a atividade deixada na aula anterior,
cada aluno apresentará o que trouxe sobre o assunto dança preferida, ao final
conversaremos sobre a possibilidade de conhecer as danças existentes em cada
região do Brasil. Duração 45m
3ª
ETAPA- Apresentar as principais características da região sul e sudeste levando
um vídeo com algumas danças do sul, como sarrabalho, dança do pezinho, pedir
que descrevam oralmente as vestimentas, o sotaque os instrumentos tocados. Após
a observações identificar no grupo se já
tiveram contato com aquele tipo de dança, ou se alguém da família conhece.
4ª
ETAPA- Ir para o laboratório de informática, e propor que pesquisem quais estados
fazem parte da região sul e sudeste, destacando principal fonte de renda, culinária,
costumes, população, clima, vestimenta entre outros.
5ª
ETAPA- Dividir a turma em cinco grupos,
pedir que façam o mapa da região sul e sudeste e por meio de desenhos, colagens
retratem a peculiaridades de cada região.
6ª
ETAPA- Permanecendo o grupo ainda pedir que escolham um estilo de dança que
mais o chamou atenção dessas duas regiões, a partir daí o grupo ensaiara para apresentara
os principais movimentos observados na dança da região escolhida, a
caracterização e ensaios o correrão na sala de aula, aproveitando o tempo.
7ª ETAPA-
Preparação das roupas que serão utilizadas no dia de apresentação da dança e
mais ensaio, neste dia estará disponível TNT, cola quente,papel colorido, tinta
e roupas usadas para ajudar na caracterização.
8ª
ETAPA- A apresentação de cada grupo que terá duração de 10 m, levando- se em
consideração vestimenta e passos entrosamento.
AVALIAÇÃO
Todas
as etapas serão fotografadas, e os trabalhos individuais ficarão nas pasta de
cada aluno, de forma que possamos visualizar o andamento das aulas
2º
BIMESTRE
1ª ETAPA- Fazer uma roda de conversa para
expor quais são nossas curiosidades quanto a região norte e nordeste a
especular quantos conhecem ou pertence a alguma dessas regiões, propor que conheçamos
um pouco dessa cultura dando ênfase a danças da região. Duração 45m
2ª
ETAPA- Apresentar as principais características da região norte e nordeste
levando um vídeo com algumas danças, pedir que descrevam oralmente as
vestimentas, o sotaque os instrumentos tocados. Após a observações identificar no
grupo se já tiveram contato com aquele tipo de dança, ou se alguém da família conhece.
3ª
ETAPA- Ir para o laboratório de informática, e propor que pesquisem quais estados
fazem parte da região, destacando principal fonte de renda, culinária, costumes,
população, clima, vestimenta entre outros.
4ª
ETAPA- Dividir a turma em cinco grupos,
pedir que façam o mapa da região norte e nordeste e por meio de desenhos,
colagens retratem a peculiaridades de cada região.
5ª
ETAPA- Permanecendo o grupo ainda pedir que escolham um estilo de dança que
mais o chamou atenção dessas duas regiões, a partir daí o grupo ensaiara para apresentara
os principais movimentos observados na dança escolhida, a caracterização e ensaios ocorrerão na sala de aula, aproveitando o tempo.
6ª ETAPA-
Preparação das roupas que serão utilizadas no dia de apresentação da dança e
mais ensaio, neste dia estará disponível TNT, cola quente,papel colorido, tinta
e roupas usadas para ajudar na caracterização.
7ª
ETAPA- A apresentação de cada grupo que terá duração de 10 m, levando- se em
consideração vestimenta, passos e entrosamento grupal.
8ª
ETAPA- Os três primeiros grupos colocados se apresentarão neste dia na festa de
encerramento do semestre.
Avaliação
Todas
as etapas serão fotografadas, e os trabalhos individuais ficarão nas pastas de
cada aluno, de forma que possamos visualizar o andamento das aulas e a interatividade
de cada aluno com o tema trabalhado.
3º
BIMESTRE
1ª
ETAPA- Dando continuidade nas atividades de arte, trabalharemos agora a região
centro- oeste, já nesta aula leva-los ao LABIM para conhecer os principais
estilos de dança na região.
2ª
ETAPA- Apresentar um vídeo com uma dança da região, e questioná-los se ao
pesquisarem encontraram algo parecido, realmente o vídeo condiz com as características
encontradas por eles. Para casa recortar de revistas e jornais imagens que
retratem características da região. Duração
45m
3ª
ETAPA- Apresentação das imagens encontradas em revista e jornais as vestimentas, o sotaque os instrumentos
tocados. Após a observações identificar
no grupo se já tiveram contato com aquele tipo de dança, ou se alguém da
família conhece.
4ª
ETAPA- Ir para o laboratório de informática, e propor que pesquisem quais estados
fazem parte da região centro- oete, destacando principal fonte de renda, culinária,
costumes, população, clima, vestimenta entre outros.
5ª
ETAPA- Dividir a turma em cinco grupos,
pedir que façam o mapa da região e por meio de desenhos, colagens retratem a
peculiaridades de cada região.
6ª
ETAPA- Permanecendo o grupo ainda pedir que escolham um estilo de dança que
mais o chamou atenção dessa região, a partir daí o grupo ensaiara para apresentar
os principais movimentos observados na dança da região escolhida, a
caracterização e ensaios o correrão na sala de aula, aproveitando o tempo.
7ª ETAPA-
Preparação das roupas que serão utilizadas no dia de apresentação da dança e
mais ensaio, neste dia estará disponível TNT, cola quente,papel colorido, tinta
e roupas usadas para ajudar na caracterização.
8ª
ETAPA- A apresentação de cada grupo que terá duração de 10 m, levando- se em
consideração vestimenta e passos entrosamento.
AVALIÇÃO
Todas
as etapas serão fotografadas, e os trabalhos individuais ficarão nas pasta de
cada aluno, de forma que possamos visualizar o andamento das aulas,a imagens e o
mapa ficarão expostos no mural.
4º
BIMESTRE
1º
ETAPA- Após termos feitos essa viagem por cada região do Brasil que tal se traçássemos
o perfil da nossa turma através da
dança, sabemos que uma diversidade de culturas envolvidas neste grupo, seria
interessante se conseguíssemos extrair as nossas características, vestimentas
entre outros e repassar.
2ª ETAPA-
Levantarmos qual estilo tem a cara dos alunos da sala, qual musica poderia
representar melhor os movimentos da dança, deixa-los livres pra conversar.
Pedir que tragam de casa vídeos, DVD, estilos de dança para próxima aula.
3ª
ETAPA- Escolher a os recortes da musica
que fará parte da trilha sonora da apresentação, lembrando que com o auxilio
das tecnologias usaremos ferramentas que permita colocar varios recortes de música, de forma que todos participem na
apresentação.
4ª
ETAPA- Conversarmos como será essa apresentação, quais pratos serão importantes
para caracterizar a culinária característica da turma, quem serão os
expectadores e apreciadores de tal cultura. Quais estilos de roupas usarão,
afinal de contas este evento vai finalizar o ano letivo.
5ª
ETAPA- Confecção das vestimentas, e ensaio dos passos criados pelo próprio grupo,
detalhe todos os alunos farão parte da apresentação não terá divisão, apenas a
divisão da musica onde cada uma deixara expressado seu gosto seu ritmo seus
movimentos.
6ª
ETAPA- Ensaio.
7ª
ETAPA- Ensaio.
8ª
ETAPA- Encontro do encerramento do ano letivo, apresentação da turma, para toda
a escola, degustação para pais e professores do cardápio elaborado pelos gostos
da turma.
Avaliação
A
participação de pais e professores, aos stands murais confeccionados pela turma
ao longo do ano, exposição das fotos e ficha de presença dos participantes que
deixaram sugestões criticas e marcaram a opção entre as regular, bom e
ruim.
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